top of page

O dom da Artesania

Lucimar Cunha assina a curadoria da exposição “O DOM da Artesania”, inaugurada pela quarta vez na Galeria Arte Graça, na Junta de Freguesia de São Vicente, em Lisboa.


A mostra, que tem como artista central Cocco Barçante, apresenta uma imersão sensível no universo do artesanato como linguagem ancestral, cultural e política, reunindo obras que cruzam o Brasil e Portugal por meio do fazer manual e de narrativas populares.

Com texto assinado por Lucimar, a exposição propõe um encontro entre dois mundos tecidos por mãos criativas e carregados de memória: a pluralidade e ousadia do artesanato brasileiro dialogam com a tradição e sofisticação do artesanato português. Essa conexão resulta em uma coleção de obras que expressam dignidade, maestria e resistência, os três pilares do manifesto DOM, criado pela gestora social Márcia Manhães em 2007, no Rio de Janeiro.


Lucimar com seu olhar atento para processos criativos e sua escuta sensível às narrativas territoriais fortalecem a proposta da mostra: valorizar o artesanato como patrimônio vivo e expressão identitária.

“O DOM da Artesania” reafirma a importância da arte popular como força de conexão entre tempos, territórios e pessoas. Para a QuipoTech, é motivo de orgulho ver sua diretora protagonizando um projeto que honra saberes ancestrais e dá visibilidade a histórias contadas com as mãos, com a matéria e com o coração.





 
 
bottom of page