A plataforma Taoca tem como objetivo receber, curar, padronizar, armazenar e facilitar o uso de dados da biodiversidade terrestre da Amazônia.
Como funciona nossa curadoria?
Dados ecológicos oriundos de diferentes estudos apresentam várias diferenças. Por isso, a TAOCA conta com um mecanismo automatizado que executa a curadoria dos dados antes de serem finalmente inseridos na plataforma. Isso quer dizer que o depósito final na TAOCA só acontece após a completa correção e verificação de possíveis inconsistências identificadas no processo de curadoria. A curadoria automatizada da TAOCA foca em três pontos principais:
1. Nomenclatura científica das espécies:
A TAOCA compara a identificação de cada indivíduo com a lista de espécies taxonomicamente mais atualizadas. Erros de digitação, espécies sinônimas, atualizações taxonômicas, e inconsistências na identificação (por ex: não existe um epíteto específico para certo gênero) serão informados aos proprietários de dados. Na maioria dos casos, sugerindo mudanças de acordo com a lista atualizada.
2. Coordenadas geográficas:
A TAOCA verifica se as coordenadas fornecidas sobrepõem ao município informado.
Caso não estejam sobrepostas ao município, a TAOCA informará a distância até o município. Ao final da curadoria, o colaborador de dados poderá verificar o mapa de distribuição dos seus pontos amostrais, o que ajudará a confirmar a localização da área de estudo.
3. Verificação ortográfica:
- Verificação da ortografia de todos os campos da planilha. Mais especificamente dos métodos e dos ambientes amostrados, com o objetivo de padronizar os nomes nas diferentes planilhas.
Os da TAOCA podem ser usados para compreender os direcionadores e padrões espaço-temporais da biodiversidade Amazônica em grande escala. A TAOCA tem grande potencial em contribuir para avaliações sobre o estado de conservação das espécies, e fornecer evidências científicas para os tomadores de decisão.
Você também pode encontrar um outro uso para os dados da TAOCA: na aba “Download metadata”, disponibilizamos os metadados (102 bancos de dados individuais) para estimular sua criatividade e interesse no uso de dados.
A TAOCA está baseada na Embrapa Amazônia Oriental (Belém/Brasil) e University of Bristol (Bristol/UK).