QuipoTech cria o sistema Corda, uma ferramenta de registro de famílias e doações para auxiliar o trabalho da Comissão das Vítimas das Tragédias da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro
A mobilização após a tragédia em Petrópolis causada pelas fortes chuvas do dia 15 ainda está a todo vapor. O trabalho de separação e distribuição de donativos dentro da Faeterj Petrópolis já une mais de 80 voluntários, membros da Comissão das Vítimas das Tragédias da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, do Movimento do Aluguel Social e Moradia de Petrópolis, da 7ª delegacia da Polícia Militar e de outros setores da sociedade civil.
Mobilização e controle de doações dentro da Faeterj Petrópolis
Para ajudar nessa tarefa, a QuipoTech, além do suporte no local, desenvolveu de forma ágil um sistema para o cadastrar famílias atingidas pelos deslizamentos e enchentes. O sistema Corda visa atender especificamente à demanda da Comissão das Vítimas das Tragédias de cadastro de famílias e o controle e o mapeamento de doações.
É muito importante a rapidez de ação e a solidariedade diante de situações de calamidade pública. A estruturação dos cadastros, que vinham sendo feitos em papel, com a possibilidade de validação posterior das informações registradas, traz mais eficiência ao processo de ajudar quem realmente precisa.
A tragédia de Petrópolis, mais uma das recorrentes catástrofes causada não apenas pelo clima, mas também pela forma de exploração e ocupação da região, deixou mais de 150 mortos e 967 pessoas desabrigadas. Diante do cenário, o reestabelecimento das famílias afetadas não acontece a partir de auxílios pontuais, mas de um movimento contínuo. A iniciativa de suporte seguirá durante as próximas semanas e contamos com a sua ajuda.
Vale relembrar que as doações estão sendo concentradas na Faeterj Petrópolis, e que estamos precisando de água, leite (tipo Aptamil e similares), itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, fraldas, mamadeira, chupeta, roupas de cama.
Em relação à alimentação, a QuipoTech se uniu ao Orgânico Solidário, BrasilNFT e Faeterj Petrópolis para levar alimentos a cidade. Os alimentos orgânicos frescos serão comprados diretamente de pequenos produtores rurais independentes. Já existe a logística de infraestrutura, armazenamento e transporte até Petrópolis.
Todas as doações serão rastreadas para trazer mais confiança a este processo, e prestar contas do fim de cada doação.
Saiba mais sobre as iniciativas de orgânicos no site do Orgânico Solidário.