QuipoTech apoia e atua em iniciativas na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o maior evento brasileiro dedicado à divulgação científica.
Com o tema "Biomas do Brasil - Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais", a edição de 2024 destaca a importância da ciência na preservação da nossa biodiversidade e no desenvolvimento sustentável.
Como parte de sua missão de promover soluções tecnológicas inovadoras, a QuipoTech integra as atividades da Faeterj Petrópolis, que ocorrerão entre os dias 14 e 20 de outubro, abertas a toda a comunidade.

O que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia?
Criada em 2004 através de um decreto do então presidente Lula, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorre anualmente, reunindo ações em locais como praças, escolas, universidades e centros de pesquisa em todas as regiões brasileiras.
O evento é realizado com o apoio de diversas instituições: Secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia, entidades de fomento à pesquisa, espaços culturais e científicos, universidades, empresas de base tecnológica, organizações da sociedade civil e governos estaduais e municipais.
O objetivo central da Semana é envolver a sociedade, especialmente crianças e jovens, em temas ligados à ciência e tecnologia. Ela busca despertar o interesse pela criatividade, pelo pensamento científico e pela inovação, mostrando como a ciência é fundamental para o cotidiano e o desenvolvimento do Brasil. Além disso, oferece um espaço para que a população conheça mais sobre as pesquisas científicas feitas no país, seus resultados e aplicações.

Palestra: ESG e QuipoTech
Nesta sexta, 18 de outubro, durante a SNCT, nossa CEO da QuipoTech, Lucimar Cunha, e o diretor de comunicação, Hugo Queiroz, irão conduzir uma palestra sobre ESG (Environmental, Social, and Governance).
Eles abordarão a importância de práticas empresariais que alinhem sustentabilidade, responsabilidade social e governança corporativa, destacando como a QuipoTech tem implementado essas diretrizes em seus projetos de rastreabilidade com blockchain.
A palestra faz parte da programação organizada pela Faeterj Petrópolis e é uma oportunidade para discutir o papel da tecnologia na construção de um futuro mais sustentável e transparente.

Apoio cultural e artístico: visite as exposições “O Cântico da Terra” e AMBO
A exposição “O Cântico da Terra”, com curadoria de Lucimar Cunha, é a primeira mostra individual da ceramista Gê Roli (Gê Ateliê), homenageando a poetisa Cora Coralina e a biodiversidade da Mata Atlântica.
Inspirada pelo poema homônimo de Cora Coralina, a exposição explora a conexão simbiótica entre o ser humano e a terra, com peças de cerâmica que remetem aos elementos naturais e saberes ancestrais. Ao destacar o barro como matéria-prima ancestral, Gê Roli nos convida a refletir sobre a relação entre arte, natureza e preservação, em harmonia com o tema da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”.
A exposição AMBO - A Marca da Resiliência de um Povo e da Mata - realizada pelo artista Cocco Barçante e convidados também possui a curadoria de Lucimar Cunha. Ela explora a resistência da Mata Atlântica e a conexão profunda com o povo indígena PURI, que habitou e moldou esse bioma ao longo de gerações.
"AMBO", que significa "árvore" em PURI, simboliza a natureza e a resiliência dos povos originários. A mostra nos leva a refletir sobre como os conhecimentos ancestrais desses povos contribuíram para a evolução da biodiversidade da Mata Atlântica, um bioma hoje gravemente ameaçado.
A exposição destaca o ressurgimento cultural do povo PURI, que, após ser considerado extinto, tem lutado para preservar sua identidade e seu papel de guardião da floresta. AMBO é um convite para contemplar a intersecção entre a preservação ambiental e a recuperação dos saberes ancestrais, ressaltando que proteger a Mata Atlântica é também preservar a cultura e a história dos povos que dela dependem.
Tecnologia e arte:
Com o objetivo de divulgar a riqueza do patrimônio arqueológico de São Paulo, o laboratório do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP desenvolveu um projeto que reúne os sítios arqueológicos com registros rupestres do Estado em um mapa interativo.
Para o desenvolvimento desse mapa, a equipe contou com a participação da QuipoTech, que aplicou sua tecnologia e inovação digital para criar uma experiência virtual imersiva.
Desse projeto, nasceu também a exposição virtual "A Rocha, o Entalhe e a Tinta: os registros rupestres do estado de São Paulo" que apresenta esses sítios com imagens, textos explicativos, modelos 3D e oferece ao público uma compreensão aprofundada sobre a documentação arqueológica e o estado de conservação dos grafismos.
A exposição no metaverso também faz parte do HUB de Inovação da programação da SNCT da Faeterj.

Para quem é a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia?
Para quem gosta de ciência e tecnologia; estudantes e professores; pesquisadores e cientistas; comunidades tradicionais; gestores públicos; empresas.
Detalhes do evento:
De 14 a 20 de outubro >> SNCT pelo Brasil
De 05 a 10 de novembro >> SNCT em Brasília
Como participar?
Você pode participar das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tanto online quanto presencialmente.
Venha conhecer mais e se envolver nessa grande mobilização em prol da ciência, da tecnologia e do desenvolvimento sustentável. Confira a programação completa!