Eles são, muitas vezes, ignorados e invisíveis em nossas nossas cidades, mas expõem a realidade perturbadora da poluição e do acúmulo de resíduos e de microplásticos em nossos sistemas de água.
Aos olhos do fotógrafo Zuza Seffrin, os bueiros ganham protagonismo em uma jornada única e profunda da exposição "Gargantas" - realizada pela QuipoTech e pela Plataforma Circular Cotton Move.
Intrinsecamente ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com foco especial no ODS 14 e no ODS 12, essa exposição se materializa na antevéspera da Conferência da Década dos Oceanos de 2024, que acontecerá em abril, na Espanha.
As imagens capturadas por Zuza para revelar os segredos subterrâneos dos bueiros urbanos destacam a importância de proteger nossos ecossistemas aquáticos e de promover práticas de consumo e produção responsáveis.
Por isso mesmo, elas foram produzidas a partir de princípios de baixo impacto, utilizando tecnologia de impressão inovadora ambientalmente sustentável.
Indo ao encontro da nossa missão de tornar o mundo mais sustentável, as obras são impressas em sarja de algodão reciclado e impressas pela Epson com a técnica de impressão digital, sem processo de efluentes.
Essa exposição de fotográfica tradicional se apresenta aliada a tecnologias emergentes, como blockchain e NFTs (Tokens Não Fungíveis), capazes de garantir a autenticidade da obra e a veracidade da história única por detrás de cada imagem.
E além de estar percorrendo eventos presenciais como a Brasil Eco Fashion (SP) e Inspira Mais (RS), você pode conferir a exposição no metaverso e fazer um tour virtual. Clique aqui para ver.