O evento Escutatórias, que está na sua segunda edição, celebra o Dia Internacional da Mulher com uma programação que coloca em centralidade os sonhos e expectativas de mulheres e meninas em suas jornadas individuais. A iniciativa da do Núcleo de Sustentabilidade ESG da Faeterj Petrópolis, apoiada pela QuipoTech e pela Physis Engenharia, aconteceu no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) neste dia 8.
Nesta edição, houve a participação das integrantes do projeto JornADA, ação integrante do MulherADA, que tem o intuito de incentivar a presença de meninas nas carreiras de inovação e tecnologia. A programação contou com uma visita técnica ao LNCC, passando pelo supercomputador Santos Dumont e pela biblioteca da instituição, onde as servidoras Patrícia Vieira e Genilda Roli apresentaram o acervo e destacaram a importância dos estudos para a consolidação de uma carreira na área da tecnologia.
Já na Faeterj Petrópolis, o evento continuou com uma roda de conversa sobre o projeto suas iniciativas próprias. Como resultado, os depoimentos sensíveis demonstraram a relevância de se construir um ambiente acolhedor em que essa troca possa ocorrer, refletindo sobre os papeis e as responsabilidades femininas em um percurso para atingir a igualdade de gênero.